terça-feira, 6 de julho de 2010

O que é paixão?

Alguém pode me explicar o que significa isto??



Segundo o dicionário, paixão significa:
1. Sentimento forte, como o amor, o ódio etc.
2. Movimento impetuoso da alma para o bem ou para o mal.
3. Mais comumente paixão designa amor, atração de um sexo pelo outro.
4. Gosto muito vivo, acentuada predileção por alguma coisa.
5. A coisa, o objeto dessa predileção.
6. Parcialidade, prevenção pró ou contra alguma coisa.
7. Desgosto, mágoa, sofrimento prolongado.
8. Os tormentos padecidos por Cristo ou pelos mártires.

Hoje, durante uma conversa com uma amiga minha, expliquei porque eu tinha me afastado de um certo rapaz durante um tempo. Disse à ela que fiz isso porque me sentia diferente em relação a ele e sentia algo que não sabia explicar. E antes que eu me apaixonasse, resolvi me afastar. Foi então que ela disse: "Ihhh Tassi, sei não, mas acho que tu já estás apaixonada".



COMO ASSIM?? NÃÃÃÃÃOO. Eu me recuso a me apaixonar. Eu não quero sofrer e se eu me apaixonar é isso que vai acontecer.

Logo eu, que por muito tempo consegui me livrar desse sentimento. Já fui do tipo de garota que me apaixonava a primeira vista... Sim, eu era tão estúpida. Tenho vergonha de mim.
Um dia conheci um amigo da minha tia que disse: "Eu só gosto de quem eu quero. O coração é meu e ele tem que fazer o que eu quero". Claro que achei isso um absurdo quando ouvi, pois até então eu tinha a convicção que não escolhíamos de quem gostar. E foi então que eu entendi. Sim, nós escolhemos de quem gostar. Quando achamos que gostamos de alguém, pensamos tanto naquilo que nosso cérebro processa aquilo como uma informação verdadeira. Claro que esta é uma teoria minha, mas resolvi testá-la. Quando eu achava que estava gostando de alguém, me afastava e pensava: "Eu não gosto de Fulano.. Ele é apenas meu amigo!". E sim, começou a funcionar. E por 2 anos deu certo para mim. Já fui chamada de insensível, pela minha capacidade de "deixar de gostar" de alguém. Começaram a dizer que eu era um homem na pele de uma garota. Mas querem saber o que eu acho? Eu acho que os homens estão certíssimos. Eles sofrem bem menos que as mulheres, pois conseguem não se apegar tanto a alguém. Acredito que seja uma defesa natural, pois um coração partido pode demorar muito tempo para se curar completamente.



A conversa de hoje me deixou pensativa. Será que sou covarde e fujo das paixões para não correr o risco de sofrer?
Sim, é isso. Cheguei exatamente a esta conclusão, sou uma COVARDE.
Tenho medo de me apaixonar e não ser correspondida e sofrer por consequência. É patético, eu sei. Mas quem é que pode me condenar? É errado querer se preservar? É errado não querer sofrer?
E para vocês que me perguntam: "Você nunca vai saber se não tentar..."
Sim, eu sabia. Eu sabia que sofreria se insistisse nessa paixão. Inconcientemente, pois eu não queria admitir, mas eu sabia.

E mais uma vez eu consegui. Eu acho...
Posso estar me enganando, mas é nisso que eu quero acreditar.

3 comentários:

  1. Eu já fiz isso. Gostar e desgostar pq eu queria. Funciona, em partes.
    Mas perdi a prática. Não sei mais o que é isso.

    Me segue no blog tbm... xD
    =***

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Esse texto que você escreveu é a coisa mais normal que sentimos.
    E com o tempo vamos conseguindo aos pouquinhos lidar com esse sentimento tão lindo e tão assustador ao mesmo tempo.
    E infelizmente sofrer faz parte, pois contribui para nosso amadurecimento e apesar de tudo é muito bom se apaixonar e quando somos correspondida é ainda melhor.

    Beijos........gostei muito de seu Blog

    ResponderExcluir
  3. É normal sentirmos paixão...O dificil é explicar o que é paixão rsrss...

    Beijos e gostei do blog...

    ResponderExcluir